domingo, 6 de fevereiro de 2011

Projeto V FOBEPe

Apresentação

Os estudantes do curso de Pedagogia do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Vitória da Conquista, entendendo a necessidade de discutir a importância do Movimento Estudantil para a formação científica, política e cultural dos mesmos, se propõem a realizar o V Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia com o tema Movimento Estudantil como Espaço de Formação do Pedagogo“ de 15 a 17 de abril de 2011, na cidade de Vitória da Conquista – Bahia, a fim de promover a integração e os debates acerca do movimento estudantil, dos movimentos sociais e da condição humana destes indivíduos na Universidade.
O Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia- FOBEPe, é um encontro que reúne Centros, Diretórios Acadêmicos e representantes  da Executiva Baiana dos Estudantes de Pedagogia- EXBEPe, bem como estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e interessados em debater assuntos relativos ao movimento estudantil e ao curso de Pedagogia, objetivando discutir assuntos pertinentes  ao Movimento Estudantil, sem perder de vista temas relativos à formação profissional do educador, bem como sua atuação no cenário sócio-político. É uma oportunidade para que os participantes realizem um balanço de suas práticas e aprofundem o debate sobre o funcionamento do movimento estudantil na Bahia e no Brasil, afirmando o compromisso de levar os encaminhamentos das entidades de bases para diversos CAs e DAs e particularmente na luta em defesa da educação pública e gratuita.
Portanto, a delegação conquistense de estudantes de Pedagogia, em plenária final do 22° Encontro Baiano de Estudantes de Pedagogia – EBEPe propôs o referido tema, que foi aprovado, assim como a cidade de Vitória da Conquista- BA para sede do evento. 


JUSTIFICATIVA

O FOBEPe – Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia, é um espaço importante no cenário político e organizacional do Movimento Estadual dos Estudantes de Pedagogia, por proporcionar aos estudantes de Pedagogia entre outros profissionais da área de educação, discutir e socializar conhecimentos, pesquisas e informações pertinentes à formação acadêmica, bem como ao magistério, e as práticas sociais, governamentais e não governamentais que estão interligadas ao campo educacional.
Este espaço é previsto pelo Estatuto da ExBEPe, tendo  caráter consultivo e construtivo da ExBEPe, com o objetivo de discutir e de encaminhar as deliberações do MEPe em nível Nacional, além de buscar integração entre as entidades de base representativas (C.As. e D.A's) junto a Executiva  Baiana dos Estudantes de Pedagogia Colegiada .
Portanto, apresenta assim características especificas por ser organizado por estudantes, o que também o torna um espaço de construção de competências profissionais, de maneira que proporciona a estas entidades de base desenvolver um trabalho de construção mais sólida das políticas e bandeiras de luta que devem se consolidar primeiramente em nível local, indicando assim as necessidades a serem pautadas em um espaço mais amplo de construção do Movimento Estudantil. Nesta perspectiva o projeto justifica-se por sua própria existência, apresentando-se como um espaço para o diálogo, reflexão, troca de experiências e encaminhamentos políticos no que tange a prática do pedagogo e da educação e seus papéis sociais.

OBJETIVO GERAL

Discutir a importância do Movimento Estudantil para a formação científica, política e cultural dos estudantes de Pedagogia e seus reflexos no meio social.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

v  - Desenvolver estratégias para o trabalho de base no movimento estudantil;

v - Debater a importância dos Movimentos Sociais como via de construção de conhecimento e emancipação;

v  -Refletir sobre a Condição Humana do estudante na Universidade;

 -Discutir o Plano de Lutas deliberado na Plenária Final do XXX ENEPe;

v - Enfatizar o caráter político ao qual se propõe o FOBEPe;

v  -Promover debates sobre a crise do movimento estudantil, abarcando instituições como a UNE e a ANEL;

v - Combater a discriminação por orientação sexual, raça, etnia, credo religioso, idade ou opinião política;

v-  Indicar para o EBEPe a deliberação sobre o tema e a cidade que irá sediar o próximo FOBEPe;

v  -Agregar estudantes e profissionais da área de educação, proporcionando mais um espaço de integração e de luta entre as IES do estado do Bahia.






METODOLOGIA

O V Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia- FOBEPe tem como  tema Movimento Estudantil como Espaço de Formação do Pedagogo”, e será realizado de 15 a 17 de abril de 2011 na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - Campus de Vitória da Conquista.
A realização do V Fórum Baiano de Entidades de Pedagogia- FOBEPe acontecerá por meios de mesas, debates, grupos de discussão e atividades culturais e envolverá os participantes em discussões políticas, culturais e acadêmicas, possibilitando assim, a troca de experiências e contribuindo para a formação política e cultural, e dando ênfase ao papel da/do pedagoga/o e da educação.

Todos os participantes deverão passar pelo processo de credenciamento, apresentando os documentos exigidos de acordo com o estatuto da EXBEPe, no qual receberão uma identificação (crachá) de participante, que será condição para permanência no evento. As inscrições deverão ser feitas com antecedência.

            Para organizar e executar as atividades propostas os/as estudantes de Pedagogia, estarão divididos em cinco coordenações, sendo estas: Coordenação de Administração e Credenciamento; Coordenação de Finanças; Coordenação de Infra-Estrutura; Coordenação de Comunicação e Alimentação; e Coordenação de Cultura.
As comissões trabalharão em regime de cooperação, mas obedecerão a fins específicos conforme a descrição abaixo:

Coordenação de Administração e Credenciamento

·         Coordenar os trabalhos que serão realizados pelas coordenações no decorrer do evento;
·         Viabilizar meios para o desenvolvimento das demais coordenações;
·         Entrar em contato com os/as facilitadores/as;
·     Organizar todas as inscrições feitas para o Encontro;
·     Organizar as fichas por cidade;
·     Recepcionar os estudantes;
·     Responsabilizar-se pela entrega de material dos/as participantes;
·     Providenciar a entrega dos certificados


Coordenação de Finanças

·         Organizar e se responsabilizar pelos recursos financeiros, notas fiscais, recibos e contratos estabelecidos;
·         Prestar contas durante e no final do evento a todas as coordenações, aos/as membros/as da Executiva Baiana dos Estudantes de Pedagogia - EXBEPe. Além de enviar relatório final das contas via e-mail, para que todos/as os/as estudantes tenham acesso;
·         Controlar e viabilizar as finanças do Encontro.

Coordenação de Infra-estrutura

·         Disponibilizar alojamento aos/as participantes do Encontro, atentando para Infra-Estrutura  garantindo qualidade mínima a tod@s;
·         Disponibilizar equipe de segurança que venha a zelar pela integridade física dos/as participantes do evento, nos espaços onde estarão acontecendo o encontro;
·         Coordenar a limpeza dos alojamentos, dos locais de palestras e grupos de trabalho;
·         Fazer um relatório quando for repassada a responsabilidade constando: danos na estrutura reconhecida pela direção do local, antes de abrigar os/as participantes, pela Diretora do local e pelo coordenador ou coordenadora da comissão;
·         Zelar, juntamente com todas as delegações, pela conservação do local.


Coordenação de Comunicação e alimentação

·         Elaborar todo programa de divulgação do FOBEPe;
·         Organizar o processo de comunicação durante o evento;
·         Articular os palestrantes para as mesas;
·         Organizar os horários e a distribuição das refeições;
·         Montar o cardápio e verificar o preço nas empresas;
·         Monitorar a quantidade das refeições e a prestação de serviços;
·         Auxiliar na distribuição de alimentos caso seja necessário;
·         O que ocorrer dentro da responsabilidade dessa comissão


Coordenação de Cultura

·         Coordenar as apresentações e noites culturais.
·         Elaborar cronograma de apresentações;
·         Estimular a participação nas atividades lúdicas e culturais;
·         Mobilizar os movimentos culturais da região;
·         O que ocorrer dentro da responsabilidade dessa comissão.




                                              PARTICIPANTES

O evento contará com a participação de estudantes do curso de pedagogia do Estado da Bahia, de faculdades públicas e privadas, incluindo os estudantes de pós-graduação na área de educação, bem como profissionais da área de educação e outros interessados na temática a ser discutida. O evento pretende receber cerca de 300 estudantes.

FINANCIAMENTO
A Comissão Organizadora do evento arca com as despesas de limpeza e segurança do campus, assim como garante a realização de um encontro tranqüilo. Na verdade, por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, toda a verba necessária para a realização do evento é fruto da taxa de inscrição paga pelos participantes e de eventuais apoios de entidades ligadas à educação e da própria sede do evento.

CONTATOS

Marjorie Maia   (77) 9142-7846 / 8813-7681
Geisy Brito        (77) 8803-3506
Cleiton Nunes    (77) 8824-4607
Alexandre Alves (77) 8805-5966 







8 comentários:

  1. Ainda não temos o valor Alexandre, estamos fazendo os orçamentos ainda, e esperando as aulas retornarem para tentarmos algum apoio da reitoria para a alimentação.

    ResponderExcluir
  2. Em que cidade vai ser realizado esse evento?

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Quero saber a carga horária desse evento?
    binhaieie de Ilhéus-bahia

    ResponderExcluir
  4. Saberiam passar informações sobre as empresas de transporte rodoviário que operam na cidade Vitória da Conquista, e se possível o telefone da Rodoviária???
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  5. Beija-flor, de qual localidade vc é?
    Existem muitas empresas que operam aqui, mas nem todas fazem linha para todos os lugares.
    marjorie_maia_6@hotmail.com
    mande as informações para mim, que te retorno!
    abraços

    ResponderExcluir